Você tem afta com frequência?

O que é Afta?

Aftas são caracterizadas por uma lesão arredondada ou ovalada, recoberta por uma membrana branco-amarelada e com uma mancha avermelhada em volta. Na maioria dos casos, as aftas surgem na língua ou nas paredes internas da boca, mas também podem ocorrem em qualquer ponto da cavidade bucal.

A afta também pode ser chamada de estomatite aftosa recorrente, que ocorre devido a perda do tecido normal da mucosa oral, sendo múltiplas ou única, provocando dor e desconforto.

Normalmente acomete mais as mulheres por conta de influências hormonais, mas alguns fatores contribuem para que venha acontecer, como alergias, predisposição genética, estresse e alteração nutricional. As feridas tendem a desaparecer naturalmente dentro de cinco a 15 dias e não deixam cicatrizes.

As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes simples, causado por um vírus contagioso.

As aftas podem ser divididas em três tipos:

Estomatite aftosa menor

Esta é a forma mais comum, que afeta mais de 80% dos pacientes com afta. As feridas são geralmente pequenas (menos de 1 centímetro de diâmetro), cicatrizam em cerca de uma semana e não causam cicatrizes.

Estomatite Aftosa Maior

Esta forma mais grave afeta aproximadamente 15% dos pacientes com aftas. Essas feridas geralmente duram duas semanas ou mais e geralmente têm mais de 1 centímetro de diâmetro. Eles podem ser extremamente dolorosos e muitas vezes curam com cicatrizes.

Estomatite Aftosa Herpetiforme

Esta forma da doença é incomum, ocorrendo em menos de 5% das pessoas com aftas. Eles ocorrem como aglomerados de úlceras muito pequenas (menos de um milímetro em alguns casos) que às vezes se fundem para formar úlceras maiores. Eles geralmente curam em pouco mais de uma semana.

Além disso, as aftas existem outras duas formas:

• Aftas traumáticas: Seriam úlceras ocasionadas por um trauma mecânico, sendo uma prótese dentária que não está adaptada corretamente, ou um fio de aparelho ortodôntico, por exemplo.
  • Aftas alérgicas: São provenientes de alguma reação alérgica, sendo algum medicamento ou alimento. A falta de vitamina B12 pode ocasionar ulcerações também.

Causas

Aftas são formas comuns de úlcera bucal, que costumam surgir em pessoas com baixa imunidade, seja ela causada por alguma doença específica ou por uso de medicamentos. Veja algumas dessas causas:

• HIV/Aids: O vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de aftas e elas costumam ser um dos primeiros sinais de ação do HIV no organismo
  • Câncer: a imunidade também abaixa quando o paciente tem câncer, principalmente por causa do tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia
  • Diabetes: diabéticos não tratados ou com a doença mal controlada, a saliva costuma apresentar grandes quantidades de açúcar, que encoraja o crescimento do fungo.

Fonte: minhavida