Sua gengiva está sangrando?

O sangramento pelo uso do fio dental ou escovação pode ser um sinal de alerta para a gengivite, o estágio inicial da doença periodontal.

Se não tratada, a gengivite pode progredir para estágios mais avançados,como uma periodontite, que pode causar um dano permanente aos tecido de suporte do dente.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a probabilidade de um tratamento bem-sucedido. As consultas regulares ao dentista podem contribuir para uma boa saúde periodontal.

Checkup bucal e a gengiva

As consultas de rotina podem ajudar a combater e a prevenir a doença periodontal.

O dentista, primeiro irá examinar a boca para ver se há ou não gengivite ou alguma outra doença periodontal, para então planejar o tratamento, que normalmente inclui uma limpeza profissional e uma raspagem para remover a placa bacteriana e o tártaro.

A placa bacteriana é a principal causa da gengivite. As bactérias presentes na placa podem irritar e inflamar o tecido gengival, causando sensibilidade e inchaço. Eliminar a placa bacteriana por meio da escovação e uso diário do fio dental podem ajudar a tratar a gengivite.

O dentista pode também fazer limpezas profissionais, além de, dependendo do caso, aumentar a frequência das consultas para um tratamento mais rápido.

Causas alternativas de sangramento gengival

Algumas gestantes sofrem com a chamada gengivite gravídica; as alterações hormonais podem provocar aumento da placa resultando em inflamação da gengiva durante esse período.

A escovação adequada e os hábitos de uso do fio dental, assim como uma consulta ao dentista durante a gravidez podem ajudar a combater a gengivite da gestação.

Consulte seu dentista se você perceber um sangramento na gengiva frequente ou se tiver alguma dúvida.

Fonte: Colgate Profissional