Saúde Bucal dos Bebês

Embora a maioria dos bebês não tenha dentes antes dos seis meses de idade, os cuidados bucais na infância são importantes desde cedo. Vários dentistas recomendam uma visita inicial antes do primeiro aniversário da criança, para se certificar de que os dentes e a gengiva estejam bem cuidados e higienizados da forma adequada.

É recomendável ter o hábito de higienizar a gengiva de seu bebê logo após o nascimento. Embora possa haver um pouco de agitação no início, seu bebê se acostumará a ter a boca higienizada. Muitas crianças acabam até gostando.

Durante o primeiro ano de seu bebê, há algumas condições que você deve conhecer:

Dentição
Entre 3 e 9 meses de idade, os dentes de leite (decíduos) de seu filho começarão a nascer. A dentição pode tornar seu filho agitado, o que pode gerar insônia e perda de apetite.

Cárie de mamadeira
Cárie de mamadeira — também conhecida como "cárie de acometimento precoce" — é uma das questões mais importantes nos cuidados bucais de crianças. Essa condição é causada pela exposição frequente e constante a bebidas açucaradas que podem danificar seriamente os dentes do bebê e a saúde bucal como um todo.

Chupetas
Usar chupeta é comum para a criança – isso traz um conforto em seus primeiros anos de vida. Durante os primeiros anos, esse hábito provavelmente não causará nenhum prejuízo, entretanto, se mantido por um longo período, especialmente no momento em que a criança começa a trocar a dentição decídua (de leite) para a permanente, pode causar problemas de alinhamento, por exemplo.

Nascimento dos dentes
Alguns bebês podem ficar com a gengiva dolorida ou inflamada quando o dente começa a nascer. Para amenizar a dor, massageie gentilmente a gengiva com um dedo limpo, com um massageador de gengiva infantil ou com uma compressa de gaze molhada.

Fonte: Colgate Profissional