Você sabia que é preciso desinfetar sua escova de dente? Além desse, há outros cuidados que a gente deve tomar para manter a escova livre daqueles desprezíveis micro-organismos.
.jpeg)
Não existe uma orientação oficial do Ministério da Saúde a respeito desse assunto. O que temos é uma recomendação básica do Inmetro segundo a qual “a escova deve ser lavada em água corrente e guardada em local limpo”.
Saiba que lavar as mãos antes da escovação é um importante hábito de higiene. E, tanto antes como após o uso, é fundamental:
Limpar a escova em água corrente, retirando todo e qualquer restinho de comida que fique entre as cerdas;
Borrifar um pouco de enxaguante bucal nas cerdas para matar as bactérias.
Sabe o que mais a gente deve fazer? Sempre tampar o vaso sanitário antes de dar descarga. Isso evita que milhões de germes se espalhem no ar e contaminem tudo em volta – inclusive a escova dental.
“E se eu cobrir minha escova com uma daquelas capinhas?”
Ah, tá aí uma questão polêmica. Embora muitos profissionais defendam o uso de protetores ou estojos, outros condenam a prática. Nos Estados Unidos, a ADA (Associação Dental Americana) recomenda que a escova seja mantida sem capa e fora do armário, pois a umidade funciona como fermento para o desenvolvimento dos micro-organismos. Há profissionais que sugerem o caminho do meio: falam para guardar o utensílio dentro do armário acima da pia, onde há um mínimo de ventilação, sem exposição integral ao ambiente.
Seja qual for a opinião que você escolha seguir, nunca deixe sua escova molhada. Para secá-la bem, é preciso batê-la na beirada da pia para remover o excesso de água e guardá-la na posição vertical, com as cerdas para cima. E nada de esfregá-la na toalha: isso também pode resultar em contaminação.
Fonte: https://www.micaelagoes.com.br/como-limpar-a-escova-de-dentes/